Destinos | Tudo o que precisas de saber para viajar para os Açores em tempos de COVID-19



Se me seguem no Instagram, sabem que estive há pouco tempo nos Açores. Se não seguem, corram para lá para estarem a par de tudo, o meu perfil é @claudiadecastroferreira
Uma das coisas que me perguntaram muito por lá foi o que é necessário para viajar para os Açores neste momento, a nível de testes, etc. Por isso, decidi fazer este post para deixar tudo explicado direitinho ;)


Devem começar, claro, por marcar o vosso voo para os Açores.

Aí acontece tudo como dantes, com a vantagem de que algumas companhias agora oferecem possibilidade de remarcação só pagando a diferença mesmo nos bilhetes mais económicos.




O segundo passo é marcar o vosso teste PCR.

Para entrar nos Açores é obrigatório ter o teste feito. Se não tiverem, terão que fazer ao chegar lá e vão perder algum tempo da viagem, visto que terão que ficar em isolamento profilático até terem o resultado do teste. 
O Governo dos Açores tem protocolo com alguns laboratórios e, quando chegam ao laboratório só têm que mostrar o vosso bilhete para comprovarem que já têm um bilhete pago. Portanto, não terão qualquer custo extra para fazerem o teste.
Quando marcarem o vosso teste PCR lembrem-se que ele tem que ser feito, no máximo, 72h antes do voo. Ou seja, se viajarem na manhã de 5a feira, só podem fazer o teste a partir de 2a feira. Tipicamente os laboratórios disponibilizam os resultados em 24h (no meu caso até foi mais rápido), mas lembrem-se que não convém fazerem muito em cima, porque se o resultado for inconclusivo podem ter que repetir o teste.
Crianças até aos 12 anos não precisam de fazer o teste.



Terceiro passo: fazer o teste.

No dia do teste levem o cartão do cidadão e tenham à mão a informação dos voos. Nós levámos só em formato digital e no laboratório pediram-nos para enviar os bilhetes por email. Se preferirem e se sentirem mais seguros, levem logo o bilhete impresso.

Eu nunca tinha feito nenhum destes testes e não se pode dizer que doa. Faz uma impressão terrível que, no meu caso, ficou ainda por umas horas, mas não é doloroso. 
E, se o "preço a pagar" para termos a certeza que podemos fazer a nossa viagem em segurança é só esse, claro que aguentamos a tal impressão, certo?


Teste feito, é esperar pelo resultado e depois informar o Governo dos Açores do resultado através do mysafeazores.


No nosso caso, o resultado chegou em menos de 24h. Felizmente correu tudo bem e o resultado foi negativo. Já sabem, teste negativo podem viajar, teste positivo não podem e teste inconclusivo terão que repetir o teste.
Tendo o resultado do teste, preenchemos o formulário e depois recebemos um email com um QR code. Guardem bem esse email (podem imprimir, se preferirem), pois é esse código que vão ter que mostrar na chegada aos Açores.


Marcar teste ao 6º e ao 12º dia se necessário.

Todos os viajantes que cheguem aos Açores, e fiquem 7 ou mais dias no arquipélago, terão de efetuar um segundo teste PCR ao 6º dia e também ao 12º dia se ficarem 13 ou mais dias no arquipélago, sempre a contar da data de realização do primeiro teste. 
No nosso caso não foi necessário, visto que ficámos 6 dias. Estes testes também são gratuitos, portanto não se preocupem!


E pronto, depois é chegar ao aeroporto e apanhar o voo

Não nos pediram a declaração no aeroporto de Lisboa, apenas na chegada ao Faial.
Chegados ao Faial, havia 2 opções: uma zona para quem tinha preenchido o formulário no mysafeazores e outra para quem não tinha. Nós fomos para a zona de quem tinha preenchido e em menos de 10min estávamos prontos a começar a conhecer.
Ao longo de toda a estadia, nunca mais nos foi pedido qualquer documento.




Durante a viagem, ter atenção a todas as medidas de segurança em vigor. E aproveitar muito!

Na maioria das ilhas praticamente já não há casos activos, portanto certamente não se irão sentir inseguros. Mas no geral aplicam-se as regras que já conhecemos de utilização de máscara, lavagem das mãos, etc. É ter cuidado e aproveitar muito cada cantinho dos Açores que são maravilhosos.




No regresso a Portugal continental não é necessário fazer novo teste. 

Algo que me perguntam muito é o teste para regresso. Para voltar a Portugal continental tal não é necessário, assim como não o é se fizerem um voo dentro de Portugal continental, como Lisboa - Porto, por exemplo.



Espero que este post seja útil para esclarecer as vossas dúvidas!

You May Also Like

1 comentários

  1. Que saudade de viajar, meu deus:(
    Parabéns pelo blog, está lindo! ♡
    Beijo

    blgisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar