Destinos | Vila Viçosa

by - fevereiro 24, 2020

Perdoem-me a ousadia, mas Vila Viçosa é um dos sítios com mais encanto do Alentejo. É por muitos proclamada como a "Princesa do Alentejo" e tem mais que motivos para isso. Se não for pela sua beleza, será por ser uma Cidade que foi eleita por reis e rainhas, tendo sido no século XV residência dos Duques de Bragança. Mas este blog não é sobre História e eu tão pouco sei falar da complexa História de Portugal. Por isso, vamos avançar. Se chegaram até este post porque planeiam ir a Vila Viçosa (ou até já aí estão) e não sabem o que visitar, continuem a ler.


Terreiro do Paço, com o Paço Ducal ao fundo


Paço Ducal 
O Paço Ducal é o ex-líbris da Cidade e foi edificado em 1501, tendo sofrido, ao longo dos séculos, várias modificações. É um sítio magnífico. Seja pelo seu exterior de 3 andares todo revestido de mármores da região, quer pelo interior, onde nas suas 50 salas visitáveis se guardam pinturas, tapeçarias flamengas e francesas, ourivesaria, mobiliário, porcelanas, armaria, etc.
Podem ver toda a informação sobre o horário das visitas aqui.


A cozinha e os Jardins do Paço Ducal. Não tirei mais fotos porque não é permitido 

Terreiro do Paço
Uma das mais belas Praças de Portugal. No centro, a estátua de D.João IV. À volta, o Paço Ducal, a Igreja e Convento dos Agostinhos e o Real Convento das Chagas de Cristo.


Igreja e Convento dos Agostinhos
Também conhecido como Panteão dos Duques, este Convento foi a primeira casa religiosa de Vila Viçosa, tendo sido iniciada a sua construção no remoto ano de 1267. Na altura do início da construção do Palácio Ducal o convento foi reestruturado e a sua fachada ficou virada para o Terreiro do Paço, contribuindo para a beleza desta Praça.


Convento dos Agostinhos

Real Convento das Chagas de Cristo
Quanto ao Panteão das Duquesas, é mais recente, mas igualmente belo, tendo sido fundado em 1514. Atualmente, a Pousada Convento de Vila Viçosa ocupa o espaço do convento. Não ficámos lá a dormir, mas fomos lá experimentar a trilogia de doces, entre as quais se encontra o Manjar das Chagas, um doce tradicional feito com (imaginem) coelho. Mas para quem não é vegetariano, provem. É realmente bom e o coelho mal se dá por ele.



Museus
Nós acabámos por não visitar nenhum museu. Para além de não sermos os maiores fãs, queríamos aproveitar o Hotel em que estivemos (o Alentejo Marmòris). No entanto, Vila Viçosa tem imensos museus que podem ser interessantes: Museu do Mármore, Museu do Estanho, Museu de Arte Sacra e Museu da Caça e Arqueologia.


Casa de Florbela Espanca
Quando passámos por lá, quase não se deva por ela. Entretanto, parece que está para ser transformada num museu dedicado à Poetisa. A ver vamos ...


Foto da autoria de Miguel Manso, publico.pt


Castelo
Residência oficial dos Duques de Bragança até à construção do Paço Ducal, este Castelo faz-nos mesmo sentir noutro tempo: torreões, ameias e até pontes levadiças. É como entrarmos nos tempos medievais! É aqui que ficam os Museus da Caça e da Arqueologia.


Pelourinho
Fica mesmo em frente à Torre de Menagem e tem estilo Manuelino.



Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Fica dentro das muralhas do Castelo.



Porta do Episcopado e Porta dos Nós
Estas portas / portões dão-nos imediatamente uma ideia da nobreza da vila. A Porta do Episcopado é encimada por uma coroa e duas esferas armilares. A Porta dos Nós simboliza o poder fidalgo dos Duques de Bragança.

Praça da República
Quando saímos do hotel e fomos em direcção ao centro, foi o primeiro sítio que vimos. E ficámos logo muito bem impressionados. A Praça da República é bastante grande e está cheia de laranjeiras, que lhe dão um ar lindíssimo e sombra preciosa nos dias mais quentes.



Igreja de São Bartolomeu
Igreja com uma imponente fachada que fica na Praça da República, conta com duas torres sineiras e um relógio. Na minha opinião, a mais bonita de Vila Viçosa. Infelizmente esqueci-me de tirar foto.


Varandinha dos Namorados
Somos fãs de miradouros e de "vistas de cima" dos sítios onde vamos. Vila Viçosa não é muito rica em miradouros. Além das muralhas do Castelo, o mais parecido com um Miradouro em Vila Viçosa é a Varandinha dos Namorados. Não é uma vista espetacular nem dum sítio muito alto, mas é um sítio sossegado e muito simpático.



Espero que tenham ficado com vontade de visitar. Alguma dúvida é só perguntarem ;)

You May Also Like

0 comentários