Gastronomia | Pratos típicos da Madeira

by - setembro 03, 2020

Tipicamente não somos pessoas de gastar imenso dinheiro em comida. Mas sempre que vamos viajar, adoramos provar todos os pratos típicos. Envolve sempre alguma pesquisa (claro), mas conhecer a gastronomia também faz parte da forma como viajamos. E acreditem, a Madeira é exímia em proporcionar experiências gastronómicas.

Infelizmente acho que não tirei foto a tudo o que comemos (pasme-se, uma blogger que não tira foto a tudo o que come ... desculpem 😅), mas dá para ficarem com uma ideia!

Espetada da Madeira

O prato mais conhecido. Talvez também o mais típico. A Espetada é feita com cubos de lombo de vaca temperados com alho e sal, assados num espeto em fogo de lenha. Já fazem de frango, também. Mas a original é a de vaca, portanto foi essa que comemos. Pode ser em pau de loureiro ou não. Dizem que a melhor é a de Câmara de Lobos. É possível, só comemos lá, mas entre os dois restaurantes em que comemos, preferi a do Restaurante Santo António. Ainda assim, ir ao Lagar é uma boa experiência visto que permite assistir ao típico bailinho da Madeira.

Carne de Vinho e Alhos 

Pequenos pedaços de carne de porco marinados pelo menos durante um dia em molho de alho, vinagre de vinho e loureiro, no qual são depois fritos. Não provámos, mas do que lemos é feita principalmente na altura do Natal.

Picado 

Na versão mais tradicional, é feito com cubos de carne de vitela fritos em alho, acompanhado com bastante molho e batatas fritas. A ideia é que toda a gente pique directamente da travessa com um garfo. Há de outras variantes, como o atum, o polvo ou a lula. Comemos várias vezes e portanto não consigo mencionar todos os restaurantes, mas lembro-me que comemos um de carne no Papa Manuel no Lido que estava muito bom e um de Atum no Muralhas Bar no Machico que estava ainda melhor.



Milho Frito

Estes saborosos cubos de farinha de milho fritos são a minha predição. Um dos acompanhamentos mais típicos da Madeira, sendo geralmente servido com pratos de carne, como a espetada. Não deixem de provar! (podem ver na foto do picado acima)

Bolo do Caco

É na verdade um pão, sendo chamado de bolo devido ao seu formato redondo. E porquê "do caco"? Porque é cozido numa pedra de basalto bem quente, à qual se chama caco. É quase sempre servido como entrada nos restaurantes, mas também dá sandes muito boas.

Prego em Bolo do Caco

A nossa comida "to go". Porque existe em quase todo o lado (e em quase todo o lado é boa) e é bastante económica. Logo na segunda noite, comemos no Café / Bar Gruta no Funchal e soube-nos muito bem. Outro muito bom e conhecido é o do Faísca em Ribeiro Frio.

(fonte: excelente.pt)

Sopa de tomate

A sopa de tomate e cebola é uma referência da cozinha madeirense. É servida com ovos escaldados e pão.

Espada Preto

Seja frito, grelhado ou em filetes com maracujá. Este último foi mesmo o meu preferido. A combinação é mesmo deliciosa.
Comemos frito e grelhado no Restaurante A Poita em Madalena do Mar, com maracujá e banana no Restaurante Faísca em Ribeiro Frio e com banana frita e queijo no Lagar em Câmara de Lobos.



Bife de Atum

O atum é um peixe muito abundante nos mares da Ilha da Madeira. Por isso, o atum é um dos pratos mais populares, sendo geralmente consumido na forma de bife. Existe em muitos restaurantes.

Atum Salpresado

Dizem que o melhor sítio para comer é a Fajã dos Padres. Foi uma das iguarias que não provámos e tivemos pena, mas acabou por não haver oportunidade, visto que não há em muitos restaurantes. Mas, do que lemos, é um prato muito típico na altura do São João.

Gaiado

Uma espécie de atum muito típica da Madeira, que pode ser comido fresco ou seco (como bacalhau) em escabeche. O gaiado seco tem um sabor muito específico, mas gostámos bastante. Só comemos numa feira em Porto Santo, pelo que não sei indicar nenhum restaurante.


Polvo

Um prato muito popular na Madeira, embora não seja tipicamente madeirense. Pode ser servido como entrada, marinada ou com arroz. Nós comemos um Polvo em Escabeche no Hotel Pestana Churchill bay em Câmara de Lobos como petisco de fim do dia e soube-nos muito bem


Truta

Prato de excelência no Ribeiro Frio, onde se encontram os famosos viveiros de trutas (é possível visitar os viveiros). Assim sendo, a Truta Grelhada é um prato muito típico desta localidade.

Castanhetas

Um peixe que se encontra muito na costa da Madeira, dos Açores e das Canárias. Este peixe é tipicamente temperado com sal e frito. Ao servir, tempera-se com sumo de limão. O restaurante Amarelo na Aldeia do Caniçal é uma boa opção para experimentar.

Lapas

Cozinhadas na Frigideira com limão e manteiga. Eu confesso que não sou muito fã, mas para quem não conhece, é uma iguaria a provar. No geral, é bastante apreciada por locais e turistas.

Bolo de Mel

Ao contrário do bolo do caco, este é mesmo bolo. Uma mistura de mel de cana, vários frutos secos e cristalizados, canela e erva doce. É um bolo denso, mas bastante saboroso. É bastante calórico, portanto não abusem!

Frutas

A banana é sem dúvida e imagem de marca. E é deliciosa. Depois, há todo um conjunto de maracujás "diferentes" que só vimos no Mercado dos Lavradores, no Funchal. Provámos alguns e são bons, mas cuidado com os preços se comprarem lá! Há vários relatos de pessoas que saíram de lá com contas de 30 e tal euros por 4 ou 5 maracujás.



Já conheciam todos estes pratos?

You May Also Like

2 comentários

  1. Oh wow. So many wonderful dishes! Everything looks and sounds incredible.
    the creation of beauty is art.

    ResponderEliminar
  2. Não é por eu ser madeirense mas a nossa gastronomia é maravilhosa! Já fiquei com saudades só de ver a comida ehehe

    ResponderEliminar