Destinos | Dicas para visitar o Faial, Açores

by - junho 13, 2021

Como tenho partilhado por aqui, estive recentemente nos Açores e conheci o Faial e o Pico. Neste post, deixo algumas informações gerais sobre a Ilha do Faial. Vai passando aqui pelo blog, porque o próximo post será com o nosso Roteiro pela Ilha.




Informações gerais
O Faial situa-se no Grupo Central do arquipélago dos Açores, fazendo parte do conhecido "Triângulo", composto por Faial, Pico e São Jorge. É uma ilha pequena, com um máximo de 21km de comprimento e uma largura de 14km. O ponto mais alto é o Cabeço Gordo, na zona da Caldeira, com 1.043 metros de altura.
Apesar de não ser muito grande, é a 3a ilha mais habitada dos Açores, muito devido à sua capital, a Horta, que é também dos pontos mais conhecidos, principalmente devido ao Porto e à Marina. 



Mas desenganem-se se acham que o Faial é só a Horta, porque há muito mais para descobrir. 
Sabiam que o Faial é a zona com a parte de terra mais nova de Portugal? Podem encontrar essa terra mais jovem na ponta da Ilha, nos Capelinhos, resultado da erupção do Vulcão dos Capelinhos! Um pedaço de terra a fazer lembrar Marte que é uma autêntica demonstração da Força da natureza.



Onde ficar
Não sendo a ilha muito grande, qualquer sítio que escolham estará a uma curta distância de qualquer local onde queiram ir. De qualquer das formas, o mais simples será sempre ficar pela Horta, claro. Há mais opções de alojamento e também será mais fácil em termos de restaurantes.
Nós optámos por ficar na Horta e escolhemos o alojamento local Monte da Guia. Achámos que esta zona era muito boa porque é mais sossegada mas bastante perto do centro. E o alojamento era bastante simpático e com tudo o que era necessário para quem não pretende passar todo o dia no hotel. De qualquer forma, se quiserem algo mais "formato hotel", certamente que o Azoris Faial Garden - Resort Hotel, a Pousada Forte da Horta ou o Hotel Horta serão mais adequados.

Vista do nosso alojamento


Onde comer
Optámos por fazer algumas refeições de sandes (e mulatas para sobremesa, que são as melhores bolachas de sempre), mas escolhemos alguns restaurantes que nos pareceram mais "obrigatórios":
Peter Café Sport - este é o clássico. Não se pode ir ao Faial e não passar pelo Peter, que faz parte da História e Cultura da Horta. E não se pode ir ao Peter e não provar o Gin, claro. É óptimo. 




A nível de comida, perguntámos ao funcionário que nos atendeu que, como nunca tínhamos ido ao Peter, nos sugeriu experimentar os pratos que considerava os "clássicos": pão de alho (pedimos 1 para dividir), sopa de peixe (1 para cada) e bife da terra (1 para dividir). Do Peter, além do restaurante / bar, há também um museu dedicado a Scrimshaw, uma loja e serviços de excursões e apoio a iates.




O Genuíno - Ir ao Genuíno vale a pena pela óptima comida, como a cataplana, mas também pela experiência. O dono do restaurante, o Sr. Genuíno Madruga fez duas circumnavegações à vela sozinho e trouxe consigo várias recordações como t-shirts, moedas, etc., que usou para decorar o restaurante. Nós ficámos na mesa das Vanuatu. Mas melhor que as recordações que podemos ver por lá é mesmo ter o prazer de ficar à conversa com o senhor Genuíno e ouvir as suas histórias.

A nossa mesa no Genuíno


Não deixem de visitar estes 2 restaurantes, prometo que não se vão arrepender!
Na zona de Cedros fomos ao restaurante Aldina. Comemos um bife de atum que estava muito bom.
Outros restaurantes que acabámos por não conhecer mas dos quais vimos boas referências foram a Taberna de Pim e o Praya.


Atracções principais
Como disse ao início, em breve vou publicar um post com um roteiro mais detalhado do que fizemos pelo Faial, mas por enquanto deixo-vos alguns pontos (sem qualquer ordem específica) que devem mesmo incluir no vosso roteiro:

Marina da Horta

  • Passeio pela Horta e pela Marina
  • Praia do Almouxarife
  • Visita à zona do Vulcão dos Capelinhos e ao Centro de Interpretação
  • Fazer um trilho pedestre como o dos 10 vulcões ou Entre os Montes
Trilho Entre os Montes


  • Conhecer a Caldeira do Cabeço Gordo (também é possível fazer a descida com guia)

Caldeira
  • Conhecer a praia de Porto Pim
  • Fazer um passeio de barco para ver as baleias
  • Fazer uma refeição no Peters ou pelo menos beber um gin
  • Jantar no Genuíno e conversar com o dono.
  • Conhecer os Miradouros.
Um dos miradouros da ilha


  • Provar o queijo do Morro.


Vão passando por aqui que em breve vou publicar o roteiro de 2 dias e meio pela ilha. 




You May Also Like

1 comentários