Hotéis | Vila Foz Hotel and Spa Porto

by - setembro 23, 2020



Se me seguem no Instagram acompanharam certamente o meu fim-de-semana de 22 e 23 de Agosto no Vila Foz Hotel & Spa no Porto. O motivo da visita não foi o melhor, deveu-se ao o adiamento do nosso casamento devido à pandemia. Mas era para ser um fim-de-semana especial e disso não queríamos abdicar. Por isso, escolhemos o Vila Foz. E acreditem que não podíamos ter escolhido melhor. O edifício é lindíssimo e o serviço completamente irrepreensível, justificando claramente as 5 estrelas. De referir que o Hotel tem o selo Clean and Safe, tomando todas as medidas para assegurar a segurança dos hóspedes, incluindo durante o pequeno almoço.




Check-in
Quando chegamos, somos logo super bem recebidos. Deixamos o carro à porta e entregamos a chave. A bagagem fica na mala do carro e nem temos de nos preocupar mais com isso. Quando entramos no quarto, a bagagem já lá está à nossa espera.
O processo de check-in em si é bastante rápido e a Mara, que foi quem nos recebeu, foi realmente simpática e prestável. Após o check-in, mostrou-nos o hotel e contou-nos um pouco sobre a sua história.


História do Hotel
Tudo começa com um palacete do século XIX localizado junto ao mar, e que servia como casa de férias de uma família nobre, numa zona privilegiada perto do centro do Porto. Há cerca de 3 anos, este espaço foi adquirido para ser transformado num hotel de 5 estrelas. A transformação foi feita de forma a manter o charme característico desses tempos, sendo a principal alteração a construção do novo edifício no jardim. Mas os traços luxuosos mantêm-se. No edifício principal, os os azulejos hidráulicos, o chão trabalhado em madeira e também os tectos foram mantidos, preservando a estética original do palacete. E a escadaria do palacete é algo digno de qualquer filme sobre a nobreza!


O espaço
O hotel está então dividido em 2 espaços principais, o palacete e o edifício novo. No palacete ficam os Manor House Rooms e as Manor House Suites, os bares e os restaurantes. No edifício novo, os quartos Onice e Onice Sea View e o Vila Foz Spa. Todo o espaço foi pensado ao pormenor, tendo como inspiração um "vizinho próximo", o mar. Os dois edifícios estão separados por um grande e charmoso jardim, mas também se pode passar de um para o outro por um corredor giríssimo que dá acesso directo ao spa.


Devido à situação que atravessamos, ambos os edifícios têm álcool gel espalhado por vários pontos, claro. Ainda quanto às medidas anti-covid, nos espaços fechados, à excepção da piscina (e de quando estamos sentados no restaurante, claro), é obrigatório estar de máscara.

O quarto
Nós ficámos num quarto Onice Sea View e adorámos. Os quartos são muito espaçosos e a decoração é luxuosa mas ao mesmo tempo tudo é muito confortável. Tudo foi pensado ao pormenor, claro.. O colchão e as almofadas tão confortáveis que mal apetece sair de lá. No quarto, além do mini-bar, existe ainda café, chá e água de cortesia.

Quarto Onice Sea View

Manor House Suite

 A casa de banho é linda e cheia de detalhes.

Detalhe Casa de Banho Onice

Como o nosso quarto era Sea View, tinha uma varanda com uma vista linda a qualquer hora, mas espectacular ao fim do dia. Não houvesse tanto para aproveitar no hotel, quase não dava vontade de sair de lá.

Vista do nosso quarto ao fim do dia

Podem ver mais sobre os quartos disponíveis aqui.

Área de Wellness: Piscina, Ginásio e Spa
Esta é sempre uma das partes que mais gostamos nos hotéis. No Vila Foz, a área de Wellness está disponível das 10h às 20h (os tratamentos são entre as 10h e as 18h) e é composta por Ginásio, Piscina interior com zona de relaxamento exterior, Sauna, Banho Turco e 4 salas de tratamento. Infelizmente a Sauna e o Banho Turco estavam fechados devido às recomendações da DGS, mas aproveitámos imenso o restante espaço.


Por norma levamos ténis e roupa de desporto para ir conhecer o ginásio, mas desta vez optámos por não fazer essa parte. Não porque o ginásio não parecesse bom, porque até tinha vista para o jardim, mas queríamos mesmo aproveitar para descansar!


No primeiro dia ficámos apenas pela piscina, interior, mas com imensa luz natural devido às grandes janelas que dão para o jardim, onde aproveitámos também para experimentar as águas aromatizadas e os frutos secos de cortesia.

Piscina interior

Junto à piscina existe uma área de relaxamento interior e outra exterior. Nós optámos pela exterior para podermos também apanhar sol.

Áreas de relaxamento exterior e interior

No segundo dia, além da piscina (gostámos tanto que não podíamos ir embora sem voltar), ainda fizemos uma massagem a dois. Optámos pela Tailor made massage de 30 minutos e nem sabem o bem que nos fez. Não vos consigo mostrar grandes fotos da sala porque estava muito escura, mas o espaço é muito agradável e relaxante.

Depois da massagem


Pequeno Almoço
Toda a gente sabe que os pequenos almoços de hotel são a melhor coisa da vida. Mas os pequenos almoços de qualquer hotel são só a "segunda melhor coisa da vida", porque "a melhor" é mesmo o pequeno almoço do Vila Foz, servido no restaurante Flor de Lis.


Um pequeno almoço de hotel ganha-me logo como fã quando tem sumo de laranja natural e salmão fumado. Este, além de ter o sumo natural e o salmão fumado, ambos de extrema qualidade, tem muito mais: um presunto absolutamente delicioso, bolos em miniatura de uma qualidade extrema, pães e croissants de babar e uma variedade de frutas que até pitaya inclui. Ah, já para não falar do Champanhe Moët&Chandon. O que vos falei faz tudo parte do buffet que, nesta altura, é um "buffet" assistido. Ou seja, tudo está protegido por um acrílico e há alguém encarregue por nos servir o prato com o que queremos, garantindo assim a segurança de todos.


Depois de nos sentarmos, há ainda a carta, de onde podemos pedir ovos, panquecas e até smoothies.
Vamos passar ao próximo ponto, que à hora a que escrevo este post acabei de jantar mas já estou aqui quase a salivar só de pensar neste pequeno almoço.

Restaurantes e Bar
O Vila Foz tem 2 restaurantes que podem ser frequentados tanto por hóspedes como por não hóspedes: o Flor de Lis, onde também é servido o pequeno almoço e o Vila Foz. O Vila Foz é o restaurante de fine dining e o espaço em si é lindíssimo. Tivemos oportunidade de conhecer o espaço, mas o restaurante só iria reabrir agora em Setembro.

O salão do Restaurante Vila Foz

Por isso, jantámos no Flor de Lis, um restaurante mais descontraído, com comida mais local e da época, mas mantendo um toque sofisticado. Comi lá as melhores Vieiras da minha vida. Se forem, aconselho muito a experimentarem este prato.

O meu prato de Vieiras com Risotto verde e a sobremesa que dividimos, Tarte de maçã, caramelo e alfazema

O Bar Vila Foz é um espaço muito giro, com vários cocktails, chá das 5 ou mesmo uma experiência vista mar que inclui champanhe e ostras. Podem saber tudo sobre o bar e os restaurantes neste e neste link.

Outras informações
O hotel disponibiliza transporte para o Centro do Porto, assim como bicicletas de cortesia para passeios na Foz. Claro que nós aproveitámos as bicicletas, porque são lindíssimas. Todo o processo das bicicletas é mega simples, pelo que vale a pena pedir para dar uma voltinha.

Passeio pela Foz nas bicicletas disponibilizadas pelo Hotel

Existem ainda vários serviços e experiências extra, que acabámos por não experimentar, mas que podem consultar aqui.
O hotel disponibiliza late check-out mediante disponibilidade. Nós tivemos sorte e conseguimos aproveitar umas horas extra no nosso quarto. Se precisarem, é uma questão de perguntarem na recepção. De qualquer das formas, caso não seja possível ficarem mais tempo no quarto e se, mesmo assim, quiserem aproveitar a piscina, o spa tem balneários que poderão usar depois ;)


Como comecei por vos dizer no início do post, este era um fim-de-semana especial. Não o foi da forma que era suposto, mas o Vila Foz e o seu staff contribuíram realmente muito para que ainda assim tivesse tido um dia realmente de princesa. Se procuram um fim-de-semana romântico a dois na zona do Porto, então o Vila Foz é sem dúvida a escolha certa.

You May Also Like

1 comentários

  1. How beautiful! I cannot get over the beautiful and intricate design on the staircase. It is absolutely gorgeous.
    the creation of beauty is art.

    ResponderEliminar