Destinos | O que visitar num dia em Porto Santo

by - julho 22, 2020

Porto Santo é uma ilha a cerca de 75 km da ilha da Madeira, com 11 km de comprimento por 6 de largura à qual chamam "A ilha dourada" devido ao seu extenso areal dourado, com 9 km de comprimento. Sim, quase o comprimento total da ilha ;)
É muito comum ouvir-se "Porto Santo não tem nada para ver, é só praia". Bom, não tem a diversidade da Ilha da Madeira, é certo, mas acreditem que tem o suficiente para um dia bem passado a passear. Curiosos?



A nossa viagem à Madeira durou 8 dias, sendo que um foi para visitar Porto Santo. Optámos logo pelo primeiro dia, mais por uma questão de economia do que outra coisa. Ou seja, indo logo no primeiro dia e estando no Funchal, era um dia em que não íamos precisar de carro. Podíamos ter levado o carro para lá, é certo, mas achámos que não valia a pena o custo extra (já vos tinha dito que sou forreta, certo?).

Madeira - Porto Santo - Madeira

Apanhámos o ferry da Porto Santo line logo de manhã e voltámos ao fim do dia. A viagem é longa, mas não se faz mal, porque o Barco é muito bom e até tem um cinema. Também é possível ir de avião, mas os horários não são tão favoráveis (nem o preço).

A saída da ilha de Barco

Deslocação na Ilha

A ilha não é grande, mas ainda assim não é pequena o suficiente para fazer a pé. Uma das opções é fazer uma excursão, mas queríamos estar independentes. Por isso, o que fizemos foi alugar uma mota. Podíamos ter optado por um carro. Mas a mota era bem mais económica. Ficou 20€ o aluguer + 2 ou 3€ da gasolina que tivemos que pôr ao devolver a mota. Caso se estejam a perguntar, não, nenhum de nós tinha conduzido uma mota. Mas a ilha é muito sossegada e portanto dá perfeitamente para iniciantes como nós. E o senhor que nos alugou a mota foi-nos buscar e deixar ao ferry, portanto não tivemos qualquer dificuldade de logística. Levei já uma lista com os sítios a visitar e o Google maps foi quase sempre o nosso melhor amigo.




O que fazer

Ora então, "Porto Santo é só praia". Com 9 km de areal e uma praia linda, claro que é o principal destaque. Mas Porto Santo tem mais para ver.


Miradouro da Portela
Não muito longe do Porto, fica o Miradouro da Portela. Daqui, podemos ter uma vista panorâmica de praticamente todo o areal da praia de Porto Santo.

Miradouro da Portela

Moinhos da Portela
Como tem um relevo relativamente baixo, Porto Santo está muito exposto ao vento de todos os quadrantes. Daí terem existido vários moinhos de vento pela ilha, que surgiram para a moagem de cereais, necessária para o fabrico do pão. Agora sobram poucos, mas é um ponto interessante para visitar.

Moinhos da Portela

Miradouro do Pico do Castelo
Miradouro com uma excelente vista para a ilha. Existiram ali na montanha 12 canhões, agora resta um, aparentemente bastante famoso.

Vista do Miradouro do Pico do Castelo

Miradouro da Fonte da Areia
Fica na zona superior da ilha, oposta à praia de Porto Santo. A paisagem é bastante diferente, pelo que o Miradouro tem vista para Falésias e não para o areal dourado da zona sul. Vale a pena para apreciar a diversidade da Ilha.

Fonte da Areia, com uma vista bem diferente da do outro lado da ilha


Praia do Porto das Salemas
O acesso não é muito fácil e o GPS traiu-nos. Mas lá demos com o sítio onde se inicia o trilho até ao mar. Não é fácil, principalmente a volta, mas também não é impossível de fazer. Tivemos azar porque estava vento e, além disso, maré cheia. Supostamente esta praia é mais bonita e convida mais a banhos com maré vazia.

 Praia do Porto das Salemas

Estrutura Rochosa encontrada durante o percurso

Pico Ana Ferreira
Foi difícil lá chegar. Aqui foi mais um dos casos em que o Google maps não nos ajudou muito e tivemos que fazer "à moda antiga", ou seja, parar e perguntar. De qualquer das formas, mesmo que o GPS tivesse indicado o caminho certo, sem dúvida que não íamos acreditar. Isto porque a certa altura temos que subir uma "estrada" que achámos que a nossa pobre mota nem ia aguentar. Mas chegámos lá e valeu bem a aventura.
O Pico Ana Ferreira é um magnífico conjunto de disjunções prismáticas que resultaram das tensões ocorridas durante o processo de arrefecimento do magma. Não existem muitas estruturas assim, pelo que é bastante interessante.

Pico Ana Ferreira

Porto Santo Golf
Fomos lá parar por acaso, à procura do Pico Ana Ferreira. Não entrámos. Porque não estava nos planos e porque não somos grandes apreciadores de Golf. Bem, nunca experimentámos, na verdade.
De qualquer das formas, do que vimos, é um campo enorme e super bem cuidado, de fazer inveja a muitos campos por esse mundo fora. Dizem que o restaurante também é muito bom, mas não experimentámos e, como tal, não podemos confirmar.

Porto Santo Golfe (fonte: portosantogolfe.com)

Miradouro das Flores
Um miradouro muito bonito, mesmo numa das Pontas da Ilha (a mais afastada do Porto), com vista para o Ilhéu do Cal.

Miradouro das Flores


Praia do Zimbralinho
Mais uma que foi uma aventura. Não pelo GPS, que desta vez disse tudo certinho, mas porque o acesso é feito, a partir de um certo ponto, por uma estrada de terra muito mal batida. Arriscámos ir com a mota até certo ponto, mas uma moto 4 teria dado mais jeito. O resto do caminho, tem mesmo que ser feito a pé. Para sair de lá, ele levou a mota e eu fui a pé uma parte ahah.
A Praia do Zimbralinho é pequena e ainda desconhecida por muitos. Mas se gostam de praias selvagens, não deixem de visitar. Nós não fizemos, mas dizem que é um excelente local para snorkeling.

Vista superior da praia do Zimbralinho

Trilhos
Não fizemos nenhum porque queríamos aproveitar a praia. Mas Porto Santo tem dois trilhos: O PR1 Vereda do Pico Branco e Terra Chã e o PR2 Vereda do Pico Castelo. Como vêem, um dia não chega para fazer tudo em Porto Santo ;)

Praia de Porto Santo
O tal areal com 9 km de extensão. Areal dourado e com mar turquesa (não como as Caraíbas, claro, mas ainda assim com uma cor muito bonita). Divide-se em várias praias: Praia do Penedo, Praia da Fontinha (a principal), Praia das Pedras Pretas, Praia do Cabeço da Ponta e Ponta da Calheta.
Nós ficámos lá algum tempo e estava-se muito bem. Escolhemos uma zona mais afastada do centro (não me recordo qual, mas diria que a das Pedras Pretas) e portanto estivemos sempre sozinhos. A água do mar não estava quente, mas estava bastante agradável.
Como curiosidade, esta praia também é muito procurada pelas suas propriedades terapêuticas. Tanto pela sua areia como pela água do mar. A areia (com propriedades carbonatadas, composta por sedimentos de corais, conchas e ouriços-do-mar) é reconhecida cientificamente por auxiliar no tratamento de enfermidades reumáticas e ósseas. A água do mar, devido às quantidades de estrôncio, crómio e iodo é usada em tratamentos de talassoterapia.

Vista para o areal da Praia de Porto Santo

Vila Baleira
Terminámos o dia em Vila Baleira, a pequena capital da ilha. É a única cidade e é bastante pitoresca. As ruas ladeadas de palmeiras e buganvílias são ideais para agradáveis e relaxantes passeios. Existem muitos restaurantes para se provar várias especialidades.

Vila Baleira

Nós como fomos em Setembro apanhámos o Festival de Colombo, que relembra as passagens do navegador pelo arquipélago, bem como toda a epopeia da época dos Descobrimentos. Aqui aproveitámos para comer gaiado fresco e gaiado seco (um peixe típico da Madeira) numa das barraquinhas.
Finalmente, é obrigatória a visita aos Gelados do Lambecas, muito famosos na ilha.

Gelado Lambecas


Ficaram com vontade de conhecer?

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu adoro o Porto Santo. Não lá vou há 11 anos mas até então íamos (eu e a minha família) todos os verões! :)

    ResponderEliminar