Destinos | Dicas para visitar o Pico, Açores

by - julho 02, 2021

Estás a preparar a viagem aos Açores deste Verão? O Pico está no roteiro? Então não podes perder este post, onde deixo algumas informações gerais sobre a Ilha do Pico. E, em breve, estará por aqui o nosso roteiro na ilha.




Informações gerais
Tal como o Faial, o Pico fica no Grupo Central do arquipélago dos Açores e faz parte do conhecido "Triângulo", composto por Faial, Pico e São Jorge. Mas, ao contrário do Faial, o Pico é uma ilha bastante grande, sendo a 2a maior dos Açores (a primeira é São Miguel, claro). No entanto, tem menos habitantes que a Terceira ou mesmo o Faial, que é bem mais pequeno. 



A ilha do Pico é conhecida pela "Ilha do Vulcão"ou mesmo "Ilha da Montanha", mas a ilha é muito mais que isso. Sim, é certo que é fácil sair de lá e a maior recordação ser a subida ao Pico, principalmente se fizerem a subida com pernoita com a Pico Me UP como foi o nosso caso. Mas o Pico tem tão mais para oferecer .. É mesmo uma ilha muito completa, se é que se pode chamar assim. Além da Montanha que é uma parte dominante da paisagem, podem encontrar a Cultura da Vinha, Património da Humanidade, paisagem vulcânica como os lajidos ou mesmo grutas, várias lagoas, piscinas naturais, gastronomia, cultura da baleação, ...

Relativamente à ida para o Pico, as duas opções são barco de outra ilha (especialmente se for de outra ilha do triângulo) ou de avião, claro. A Sata voa para lá e o voo São Miguel - Pico é mesmo muito rápido. Nós fomos de barco, com a Atlânticoline, e correu tudo super bem.




Quanto à melhor altura para ir, como todas as ilhas dos Açores, diria que será entre Junho e Outubro. Nós fomos em Maio e apanhámos um tempo assim assim.



Onde ficar
A ilha é bastante grande e portanto tem bastantes opções de alojamento. Se não alugarem carro, diria que o melhor lugar para ficarem será Madalena ou São Roque, mas eu aconselho mesmo a alugarem carro. Nós alugámos com a Autoatlantis e ficámos bastante satisfeitos: o carro estava em óptimas condições e correu tudo super bem. 



Por uma questão de conveniência do roteiro (e economia, claro), nós optámos por ficar em 2 sítios diferentes: uma noite na Madalena e outra noite em São Roque. Vá, 3 sítios, visto que na 2a noite ficámos na cratera da Montanha 😂.
Na Madalena ficámos nos Apartamentos Basalto. O proprietário foi super prestável e os apartamentos estão bastante bem localizados. Não são nada luxuosos, mas também não era isso que pretendíamos, portanto foi perfeitamente de encontro às nossas expectativas. A outra noite foi passado no Pico Dreams, em São Roque do Pico. Não está tão bem localizado, mas conseguimos um preço bem mais barato - e com piscina. 
De qualquer das formas, se preferirem algo um pouco superior, sugiro as Lava Homes ou a Aldeia da Fonte.


Onde comer
Ao almoço, fizemos o mesmo que no Faial - sandes (sim, com mulatas para sobremesa), escolhendo alguns sítios mais "diferentes" para jantar: 

Cella Bar - Obrigatório na ilha do Pico. Já lhe chamaram o bar mais bonito do mundo e é fácil perceber porquê. Tem uma arquitectura fantástica e um pôr-do-sol maravilhoso. Vale a pena beber um cocktail ao pôr-do-sol e depois ficar para jantar.



Magma - O restaurante pertence às Lava Homes, mas pode ser frequentado também por não hóspedes. É um restaurante um pouco mais caro, mas a comida é muito boa e tem uma vista fantástica para São Jorge. 


Atracções principais
O próximo post terá um roteiro mais detalhado, mas por enquanto deixo alguns pontos (sem qualquer ordem específica) que devem mesmo incluir no vosso roteiro:
  • Subida à Montanha do Pico (eu fiz com a picomeup e adorei)


  • Admirar a vista para a Montanha de vários pontos da ilha.
  • Conhecer a Paisagem Vínica através, por exemplo, do Trilho da Criação Velha

  • Fazer uma prova de vinho do Pico
  • Conhecer o Museu do Vinho, o seu mirante e os seus Dragoeiros.
  • Apreciar a paisagem vulcânica tão característica da ilha, os Lajidos
  • Provar o pão de milho da Padaria de Fetais e os queijo de São João e Alfredo.
  • Ver o pôr-do-sol no Cella Bar
  • Conhecer um pouco mais da Industria Baleeira
  • Fazer a estrada das Lagoas

  • Tomar banho numa das muitas zonas balneares, como a zona balnear do Cachorro ou a Laja das Rosas
  • Conhecer o centro histórico da Madalena.
  • Passear nas Lajes do Pico e em São Roque dos Pico.

  • Visitar a gruta das Torres
  • Apreciar a arquitectura típica da ilha do Pico, com predominância de pedra escura e vulcânica, tanto nas casas como nos muros.
Vai passando por aqui que em breve vou publicar o meu roteiro pela ilha. 




You May Also Like

1 comentários