Destinos | Roteiro 2 dias e meio no Faial

by - junho 17, 2021

Estás a pensar ir ao Faial e não sabes o que visitar? Então este post é para ti.
Estive no Faial há cerca de 1 mês atrás e este era o nosso roteiro inicial, que não foi cumprido inteiramente apenas porque a meteorologia não ajudou e não foi possível fazer o trilho que queríamos fazer no segundo dia. De qualquer das formas, continuo a acreditar que é um roteiro que faz bastante sentido, a não ser que esteja realmente calor e queiram aproveitar todas as piscinas naturais e, nesse caso, acrescentava mais um dia para dividir a volta à ilha.




Dia 1 (a volta à ilha)
O primeiro dia foi dedicado a conhecer todos os pontos da ilha. Chegámos bem cedo ao Faial, levantámos o carro no aeroporto e lá fomos nós. O racional era: só vamos ter carro neste dia, portanto vamos aproveitar para visitar todos os pontos.
Este é o mapa do trajecto que fizemos:




Como vêem, sendo um trajecto praticamente circular, podem começar em qualquer ponto. Nós começámos pelas Piscinas de Castelo Branco simplesmente porque eram mesmo junto ao aeroporto. Como disse acima, caso seja feito numa altura de muito calor, aconselhava a partir este dia em 2, para aproveitar mais tempo nas piscinas naturais. Como nós fomos no início de Maio e sabíamos que não íamos apanhar assim tão bom tempo, o roteiro foi bastante adequado.

Piscinas de Castelo Branco, Ponta do Morro e Queijaria O Morro
Logo à saída do aeroporto encontram-se as piscinas de Castelo Branco. Depois, podem encontrar a Ponta do Morro, onde existe um trilho. Nós não fizemos o trilho, andámos só a passear naquela zona com vista para o Morro. 
O Morro de Castelo Branco é resultado de uma erupção vulcânica costeira que ocorreu  há cerca de 30 mil anos e é considerado uma reserva natural.
Ali ao lado há a queijaria mais conhecida do Faial, a Queijaria o Morro. Diz-se que faz dos melhores queijos dos Açores.

Piscinas de Castelo Branco

Morro de Castelo Branco


Piscinas do Varadouro e Caminho Varadouro Comprido
Estas piscinas são óptimas para um banho de mar (e também de sol, claro). Ali ao pé também podem visitar o Porto de Pescas. Depois, dali podem seguir pelo Caminho Varadouro Comprido até à zona dos Capelinhos. A estrada é de terra batida mas está em boas condições. E é um passeio muito agradável. Saltámos a visita aos Capelinhos neste dia porque deixámos para o dia seguinte para fazer com mais tempo.

Caminho do Varadouro Comprido


Praia da Fajã do Norte
Uma praia de areia vulcânica muito bonita devido ao contraste da areia negra com o verde da falésia e da vegetação envolvente. Do que li, no verão a água chega aos 23 graus.



Miradouro da Ribeira das Cabras e Miradouro da Ribeira Funda
O Miradouro das Ribeiras das Cabras tem vista para a zona da fajã formada, em parte, pela lava que escorria do Cabeço do Fogo. Mais à frente fica o Miradouro da Ribeira Funda, onde se pode observar o vale abrupto coberto por vegetação.





Moinho Giratório de Madeira Canada do Capitão
Fica na zona de Cedros e, apesar de ter deixado apenas este no mapa, existem nesta zona alguns destes moinhos vermelhos em madeira. 
São muito característicos tanto do Faial como também do Pico e foram, em tempos, essenciais para a economia da ilha, devido à produção de cereais. Hoje não estão activos, mas continuam a ser um marco na paisagem.

O Moinho da foto fica um pouco mais à frente, no Caminho da Chã


Porto do Salão
Estas piscinas naturais foram mesmo as nossas preferidas. Quando chegámos lá estava imenso calor e portanto foi onde pudemos aproveitar um pouco de sol. 
É das melhores zonas para nadar no Faial e tem boas instalações de apoio balnear, incluindo casas de banho e chuveiros. 



Farol da Ponta da Ribeirinha
Desactivado desde 1998 devido ao sismo que atingiu a Ribeirinha e o deixou bastante destruído. Ainda assim, tanto o Farol como a zona da Ribeirinha (por exemplo, as ruinas da Igreja) são bons registos dos efeitos do sismo.

Porto da Boca da Ribeira
Também conhecido como Porto da Ribeirinha, é um espaço balnear com uma óptima vista sobre a ilha do Pico. Também tem instalações de apoio balnear, assim como churrasqueira e zona de merendas.

Miradouro de Ribeiro Seco
Deste miradouro podemos observar a ponta da Ribeirinha, com o antigo farol. Quando está bom tempo, é possível ver o Pico, São Jorge e a Graciosa. Nós não tivemos essa sorte. 

Praia do Almoxarife
Uma praia de areia negra com um grande areal e vista para o Pico, sendo das maiores zonas balneares da ilha e a praia mais frequentada. 
Tem boas condições de apoio como acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, sanitários e duches, bares e restaurantes. 


Miradouro de Nossa Senhora da Conceição e Miradouro do Monte Carneiro
Dois miradouros com vista para a Horta e para o Pico. O da Nossa Senhora da Conceição tem uma estátua da Senhora da Conceição com cerca de 3m e é também conhecido com Miradouro da Espalamaca.



Poça da Rainha 
Constituídas por rocha basáltica, são um óptimo sítio para um banho e mesmo para snorkeling, pela sua transparência e riqueza de fauna e flora.
Quando fomos lá estavam cheias de Caravelas Portuguesas, pelo que é necessário ter algum cuidado




Miradouro Ponta Furada
Fica entre Porto Pim e a freguesia da Feteira. Dali é possível observar a zona costeira desde o Monte da Guia até Castelo Branco, assim como formações rochosas com formas pouco vulgares, devido à penetração do mar nos estrados rochosos. 



Terminámos o dia a jantar no Restaurante O Genuíno.


Dia 2 (Trilho dos 10 vulcões e Vulcão dos Capelinhos)
Neste dia, a ideia é entregar o carro (se não o conseguirem entregar de véspera) e apanhar um taxi para a Caldeira. Depois, fazer o trilho dos 10 vulcões que acaba na zona dos Capelinhos e visitar o Centro de Interpretação dos Capelinhos. Depois, se o tempo convidar a um mergulho, ir até à Piscina do Porto Comprido.



Trilho dos 10 vulcões
Do que lemos, é um dos trilhos mais bonitos da ilha. São 19.3km e é linear, sendo o tempo estimado de 5h. Claro que se forem parando para apreciar a vista e tirar fotos, vão levar mais tempo. Nós tínhamos considerado que iríamos levar 7h a fazê-lo.
Como disse, o trilho é linear. Além disso, é praticamente sempre a descer. Portanto, a menos que tencionem fazer quase 40km para voltar ao ponto de origem, terão três opções:
1) deixar o carro na Caldeira e depois apanhar um taxi dos Capelinhos de volta à Caldeira
2) apanhar um taxi da Horta para a Caldeira e depois dos Capelinhos para a Horta
3) fazer o trilho com uma empresa de tours e neste caso nem terão que se preocupar com a logística.
A nossa opção era a 2a. Isto porque, quando contactámos o taxi, percebemos que o percurso Capelinhos - Caldeira (opção 1) era apenas 5€ mais barato que Horta - Caldeira e Capelinhos - Horta (opção 2). Mas à opção 1 teríamos que juntar o custo do carro e portanto não compensava (sim, as contas por aqui são quase feitas ao cêntimo neste tipo de viagens 😄)




De qualquer das formas, ficámos mesmo com muita pena, porque o trilho pareceu-nos muito bonito e completo. Começa no Miradouro da Caldeira e termina no Porto do Comprido, percorrendo 10 dos principais vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo. Só num, acabam por fazer uma parte de 3 trilhos, incluindo metade do da Caldeira). Podem ver o folheto do trilho aqui. Para nós, terá que ficar para uma próxima visita à ilha.



Centro de Interpretação dos Capelinhos e Farol
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (CIVC) é uma espécie de "cave" do Farol do Capelinhos. Foi construído em 2008 e foi feito debaixo do solo de forma a preservar a paisagem. E que paisagem! O CIVC tem vários espaços visitáveis (podem ver todos ou só algumas partes) e leva-nos numa viagem que nos permite compreender esta erupção por meio de maquetes, videos, etc.
Quando terminarem o trilho, o CIVC é uma boa opção de visita. Nós apesar de não termos feito o trilho aproveitámos para fazer esta visita na mesma. Até porque tem a vantagem de poder ser feita com mau tempo, como nos aconteceu.




Piscinas do Porto Comprido
Se o tempo convidar a banhos, na zona dos Capelinhos podem encontrar as Piscinas naturais do Porto Comprido. Depois de tantos km a andar, certamente saberá bem. Vejam consoante o horário do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos se faz sentido fazer as piscinas antes ou depois da visita ao Centro.

Como não fizemos o trilho, acabámos por perder mais algum tempo no Centro de Interpretação, no almoço e também a fazer um novo passeio por alguns pontos da ilha, incluindo a Horta. Também fomos à Caldeira, mas não deu para ver nada. Voltámos no dia seguinte só mesmo para conseguir ver alguma coisa. 

Terminámos o dia com um jantar no Peter Cafe Sport, um imperdível na ilha.



Dia 3 (Trilho Entre Montes e Horta) 
O último dia no Faial terminou às 14h, mas acordámos cedo e portanto ainda rendeu bastante. Incluimos nova visita à Caldeira mas apenas porque acabámos por não entregar o carro no dia anterior mas sim neste último (felizmente tivemos essa flexibilidade porque o nosso carro não iria ser usado no nosso "dia 2"). Contudo, para efeitos do roteiro não o vou incluir aqui, até porque foi só mesmo um extra e no roteiro original essa parte teria ficado no 2º dia.
Este 3º dia foi então para fazer um trilho ao pé da Horta, o Trilho Entre os Montes e depois conhecer a Horta. Isto porque, considerando que o carro é entregue no fim do dia 1 / início do dia 2, a ideia é aproveitar para fazer neste dia o que é possível fazer sem o carro.
Como era o último dia, tivemos que fazer o check-out. E, como o carro nesta altura já estará entregue, é necessário deixar as malas em algum lado. Nós íamos apanhar o barco depois, pelo que optámos por despachar logo as malas no terminal do ferry. No entanto, também há lá cacifos onde poderão deixar a bagagem caso o vosso barco não seja o próximo e não seja possível despachar logo as malas. 


Trilho Entre Montes
Este trilho fica mesmo na Horta e desenvolve-se entre o Monte da Guia e o Monte Queimado. É um trilho curto, linear e bastante acessível. 3.4km que se fazem em cerca de 1h30. Podem consultar o folheto do trilho aqui


É um trilho muito bonito e que permite aceder ao Miradouro da Lira, de onde se tem uma vista linda para a Praia de Porto Pim, observar as Caldeirinhas e passar por outros pontos de interesse, como a Praia de Porto Pim, a Casa dos Dabney ou o Aquário de Porto Pim (não visitámos o aquário porque não achámos relevante).


Caldeirinhas

No fim do trilho, caso o tempo convide para tal, podem ir a banhos na Praia de Porto Pim.

Miradouro da Lira, com vista para Porto Pim

Passeio pela Horta
A Horta tem muito para visitar. Começando a visita perto do fim do trilho Entre Montes, podem começar pelo Forte de São Sebastião e o Forte de Santa Cruz da Horta. Este último é hoje a Pousada da Horta e tem uma óptima vista para a Marina e também para o Pico. 
Ali ao pé ficam os Gelados Atlântico. Aparemente os Gelados são muito famosos, mas quando passámos por lá estava fechado e portanto não experimentámos.
Logo a seguir, vale a pena visitar a Marina da Horta. Diz-se que é uma das mais coloridas do mundo e é paragem obrigatória para os veleiros que viajam das Caraíbas em direcção ao Mediterrâneo, devido a oferecer um excelente abrigo contra os ventos de todas as direcções. Além disso, é uma autêntica galeria a céu aberto. devido à tradição dos tripulantes dos yates deixarem uma pintura alusiva à sua embarcação nos paredões da Marina. Reza a lenda que este acto levará o barco em segurança ao seu destino.


Depois, segue perto da Marina e passar no Museu da Horta, na Igreja do Santíssimo Salvador e na Igreja do Carmo



Daí, podes dirigir-te à Torre do Relógio (um símbolo da perseverança açoriana, nomeadamente face aos corsários ingleses) e ao Jardim Florêncio Terra.




Se o teu destino final for, tal como no nosso caso, o terminal de ferrys, ainda podes fazer um pequeno desvio à Praia da Conceição, com vista para o Pico.
Havendo tempo, podes ainda conhecer o Museu Scrimshaw no Peter, a Antiga Fábrica da Baleia ou o Jardim Botânico do Faial. Não visitei nenhum dos 3, pelo que não consigo opinar. Mas fica a referência.

Espero que este post seja útil! Boas viagens ;)

You May Also Like

1 comentários