Destinos | Trilhos na Madeira - PR1.2 (Achada do Teixeira ao Pico Ruivo) e PR1 (Pico do Areeiro ao Pico Ruivo)

by - março 30, 2020

Pico Ruivo

Pelo Instagram já falei algumas vezes pelo meu gosto em fazer trilhos. Mas por aqui acho que nunca o tinha feito. Pois é, nestes destinos mais de "natureza" acho que faz todo o sentido. É a melhor forma de ficarmos a conhecer os sítios mais bonitos, que tipicamente não são acessíveis de carro. Por isso, quando fomos à Madeira, tivemos que fazer alguns trilhos. Tipicamente até preferimos os lineares, mas na Madeira esses não abundam e a subida ao Pico Ruivo (o Pico mais alto da Madeira) era algo que queríamos mesmo fazer.

Há então várias hipóteses de lá chegar, sendo que nós optámos por duas distintas. Ou uma e meia, vá. Mas já lá vamos. A nossa ideia inicial era fazer o PR1 (Vereda do Pico do Areeiro). Mas disseram-nos que era mais exigente fisicamente e muito maior e aconselharam-nos antes o PR1.2 (Vereda do Pico Ruivo). Por isso, começámos por esse.


PR1.2 Vereda do Pico Ruivo

Início: Achada do Teixeira, Fim: Pico Ruivo, Tipo: Linear, Distância: 2.8km + 2.8km, Dificuldade: Fácil

O trilho começa na Achada do Teixeira, onde deixamos o carro e vai até ao Pico Ruivo, num total de 2.8km. Depois, mais 2.8km para voltar novamente à Achada do Teixeira, visto que é um trilho linear. Para o Pico Ruivo é sempre a subir, mas não achei extremamente exigente.

No total, devem levar cerca de 1h30 a fazer ida e volta. A não ser que, como nós, parem para fotos e para comer. Nós parámos para comer mesmo no Pico Ruivo e soube mesmo bem. Eram só barras de cereais e bananas (a nossa comida mais típica de trilhos), mas com aquela vista tudo sabe melhor! Para quem não levar comida, pode-se passar na Casa de Abrigo, a poucas centenas de metros do topo do Pico Ruivo.



Durante o caminho, vale a pena ir parando um pouco de vez em quando, já que ali nos sentimos "mais próximos do céu". Principalmente a parte final do trilho, junto ao Pico Ruivo, que é mesmo espetacular (e o mais alto da ilha).

No entanto, quando terminámos, ficámos com ainda mais vontade de fazer o outro.

Mapa do trilho:



PR1 Vereda do Pico do Areeiro

Início: Pico do Areeiro, Fim: Pico Ruivo, Tipo: Linear, Distância: 7.4km + 7.4km, Dificuldade: Média / Alta

O trilho começa no Pico do Areeiro, paragem obrigatória na Madeira, mesmo que não queiram ir fazer o trilho. Aconselho a que vão logo de manhã cedo, porque tipicamente a meio do dia começa a ficar nublado. E se, por um lado, é muito bonito ver algumas nuvens, principalmente porque vamos ficar acima delas e é um cenário muito digno de um filme, também fica menos interessante se não conseguirmos ver nada.

Como vos disse, seguimos o conselho que nos deram e, em vez deste, fizemos o da Achada do Teixeira. Mas o trilho em si acabou por saber a pouco. Por isso, decidimos que íamos à mesma fazer uma parte do Pico do Areeiro no dia seguinte.

Início do trilho

Não todo, porque ainda é bastante longo e 7 dias na Madeira não dão para tudo, mas fizemos até passar o primeiro túnel. E este trilho, apesar de mais exigente fisicamente, é muito mais bonito. Desenrola-se por entre as imensas montanhas da Ilha, sendo possível apreciar as formações rochosas, por vezes cobertas de nuvens.

Já tinha tirado o polar, que ao longo do caminho fui aquecendo

Por isso, mesmo que não queiram fazer o trilho completo, aconselho a irem pelo menos até ao Ninho da Manta, que tem uma vista lindíssima.

Miradouro do Ninho da Manta

A quem fizer o trilho todo, ou pelo menos até aos túneis como nós, vão preparados fisica e psicologicamente, visto que são muitas subidas.


O primeiro túnel do trilho

Mapa do trilho:

Só a Vereda Oeste (a dos túneis) está aberta, portanto não vale a pena pensar que podem tornar este trilho meio linear, meio circular. É linear e pronto ;)



Caso estejam em dúvida entre os dois, tiverem preparação física para tal (acreditem que é necessária alguma) e o vosso roteiro o permitir, aconselho que escolham o PR1 e não o PR1.2. Mas qualquer é um dos trilhos está bastante preparado para caminhada e é praticamente impossível perderem-se.

Ouvimos falar de quem tivesse feito os dois trilhos e depois voltado de taxi. Ou seja, deixar o carro no Pico do Areeiro e ir até ao Pico Ruivo e do Pico Ruivo ir em direcção à Achada do Teixeira. Depois, na Achada do Teixeira chamar um taxi para ir de volta para o Pico do Areeiro. É uma óptima opção a nível de economia de tempo para quem quer fazer os 2 trilhos. Mas do que li, o taxi seria à volta de 50€. E nós somos forretas, como já disse várias vezes por aqui :)


Nota: à data de escrita deste post, ambos os trilhos estão fechados devido à COVID-19. Espero que isso passe rápido para que todos possamos aproveitar novamente esta e outras maravilhas do nosso país.

You May Also Like

0 comentários