Hotéis | Alentejo Marmòris Hotel & Spa - Vila Viçosa

by - novembro 27, 2019

Há uns dias atrás fomos passar o fim-de-semana em Vila Viçosa para comemorar o nosso aniversário de namoro. Se não conhecem, não sabem o que andam a perder, porque é um dos sítios mais bonitos do interior Alentejano. E, do que percebi, é um sítio com alojamentos de muita qualidade.
Nós escolhemos o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, membro dos Small Luxury Hotels of the World. E, se querem a minha opinião, dizer que é um alojamento de muita qualidade é bastante redutor. Porque o Alentejo Marmòris é muito mais que "só" um hotel com muita qualidade. É um hotel lindíssimo e luxuoso, onde nos sentimos verdadeiras celebridades, de tão bem tratados que somos. Aqui, todos os elementos de decoração foram pensados ao pormenor, em homenagem ao mármore. Mas vamos por partes.

O check-in
A experiência começa logo da melhor forma, com um check-in feito com todo o conforto. Começamos na recepção, mas rapidamente passamos para o lobby. Mas não sem antes oferecerem uma bebida. Nós escolhemos o Abafado, uma bebida típica da região e muito agradável. Passando ao lobby, o check-in é finalizado com recurso a um tablet. E, no dia em que chegámos, acompanhado de piano tocado ao vivo. Um atendimento irrepreensível.

A entrada do Hotel, com a recepção ao fundo

O Lobby

Os quartos
O Hotel tem diversas tipologias: clássico, deluxe, deluxe superior, suite júnior, suite familiar e suite árabe. E apesar de serem cerca de 45 quartos, cada quarto é único, devido às combinações do mármore. Nós ficámos numa suite familiar e adorámos o espaço. É composto por uma zona de estar + quarto, que estão separados por uma porta, criando 2 ambientes diferenciados. Também nos quartos, tudo é pensado ao pormenor. Inclusivamente uma das televisões que está integrada no espelho. Ou a banheira, tão convidativa a um banho mais demorado e que integrava uma casa de banho de sonho!

No quarto, tínhamos também uma garrafa de água, uma garrafa de abafado e máquina de café. Para além dos chinelos e do robe. É sempre bom quando temos chinelos e robe nos hotéis. Mas estes chinelos eram maravilhosos. E os produtos de casa de banho? Acho que nunca tinha experimentado nenhum sabonete que cheirasse tão bem!

De referir ainda o serviço de abertura de cama, que incluiu sempre dois bombons. Sim, serviço de abertura de cama. Nunca tinha estado num sítio onde alguém me fosse abrir a cama, mas acho que me habituava facilmente!

Os espaços comuns e o ambiente
Já vos tinha falado no lobby, onde tínhamos estado no check-in. Mas do hotel fazem ainda parte (para além do spa e do ginásio) um bar, uma adega, uma sala de jogos para crianças, uma loja e o terraço exterior da piscina.

Também as salas de reuniões são maravilhosas. Fomos conhecer a Sala Panorâmica e a Sala Rosa. E sabem que mais? Depois de a ver, quase que me deu vontade de mudar o meu casamento para lá!

O hotel tem ainda um restaurante muito bom, mas vou deixar isso para um próximo post - o restaurante é tão bom que merece um post separado!
Quanto ao ambiente, vimos tanto Portugueses como Estrangeiros, em casal ou famílias com filhos (de todas as idades). Por isso, apesar de termos escolhido o hotel para uma estadia romântica - e foi realmente romântica - também é bastante adequado para famílias.

O spa e o ginásio
Tanto eu como o Eduardo gostamos de ir ao ginásio. Por isso, aproveitámos o facto do hotel ter ginásio para fazer um pouco de exercício e queimar as calorias de todas as iguarias que comemos em Vila Viçosa. O ginásio não é muito grande, mas tem algumas máquinas e cardio e uma quantidade razoável de pesos livres. Para além de ter também uma máquina de água e umas maçãs para quem quiser comer algo.

Depois do ginásio, em ambos os dias, passámos para o spa. O Stone Spa é lindíssimo, inserido numa espécie de pedreira natural, com formações de mármore em estado puro que lhe dão um ar único. Tem um hammam, tanques de hidromassagem e piscina interior e exterior (faz parte da interior e é aberta no verão e fechada no inverno).

Pormenor da parede com mármore em estado puro

A piscina, onde podem também ver uma parte da piscina que fica destapada no verão

Tanques de hidromassagem

E todas estas partes do spa podem ser utilizadas sem custo extra. O spa tem ainda 4 salas de tratamento, tendo os tratamentos assinatura de Karin Herzog. Não experimentámos nenhum tratamento, mas o spa é altamente premiado, pelo que fiquei com bastante vontade de o fazer numa próxima visita.

O pequeno-almoço
Quem é que não gosta de pequenos almoços de hotel? Ninguém. Pois. Mas acreditem, depois de experimentarem o pequeno almoço do Alentejo Marmòris, todos os outros vos vão parecer muito pouco.

Além da grande variedade, a qualidade é mesmo a palavra de ordem. Aqui o sumo é natural, as panquecas e omeletes são feitas na hora para virem quentes e todos os ingredientes são de extrema qualidade. Dos queijos e dos enchidos, passando pelos bolos e pão.

E mesmo a parte de crianças. Claro que no primeiro dia não resistimos a terminar com um KitKat e umas Oreo.

O atendimento e o check-out
Como já devem ter percebido, durante toda a estadia, o staff foi mega prestável. Mas o bom atendimento não ficou apenas por tudo o que referi até aqui. Tivemos oportunidade de conversar várias vezes com o Luis, o Storyteller do Hotel. Durante a estadia o Luís não só nos falou dos melhores sítios para visitar em Vila Viçosa, como também nos mostrou o hotel de uma perspectiva quase que de "museu". Falou-nos sobre os vários tipos de mármore e a sua origem (nem todo o mármore do hotel é Português), da Pedreira d'El Rey que, infelizmente, não estava visitável de momento.
No último dia, apesar do check-out ser até às 12h, como o nosso quarto ia estar livre nessa noite, ofereceram-nos late check-out e informaram-nos que podíamos ficar até à hora que quiséssemos. Devem imaginar que ficámos foi com vontade de ficar para o dia seguinte!

O nosso fim-de-semana de comemoração de aniversário não podia ter corrido de melhor forma. Por isso, se estão à procura de um sítio para passar um fim-de-semana romântico, não procurem mais. O Alentejo Marmòris Hotel & Spa tem que ser a vossa escolha. Prometo que não se vão arrepender!